És adepta do Fast Fashion ou não?

Atualizado: 15 de set.

Hoje trago um Tema muito atual, especialmente numa altura em que nos convidam ao consumo, mas também pouco falado pelo suposto benefício para certas Marcas de Roupa e prejuízo para outras !!


Falo do FAST FASHION ou Moda rápida !!

Moda que certas marcas usam como política de produção rápida de peças mudando as suas colecções em Loja semanalmente e activando no consumidor um impulso de compra pelas últimas tendências a preços acessíveis !!


É como se a Moda Rápida nos desse a conhecer um novo padrão de produção e consumo em que as peças são fabricadas, consumidas e descartadas em dias !!


Replicam-se as Tendências dos grandes desfiles de Moda, dando ao consumidor o acesso a estilos atuais e sempre a mudar !!


É uma enorme estratégia de Marketing que faz com que a produção contínua de Moda leve a um ciclo de produção e consumo em Massa !!


Este movimento surgiu com Marcas Espanholas como a Zara, Bershka entre outras e instalou-se em toda a Europa !!

Os Stocks nestas produções são mais baixos e nem sempre a Oferta de Cores e Tamanhos é consistente como em Colecções de maior duração !!


É uma estratégia reconhecida até pela imprensa da Moda que dá sucesso a marcas de roupa que constantemente renovam as suas peças, atraindo os consumidores e levando ao aumento da afluência às lojas !!


Essa sede de devorar as últimas tendências da Moda torna-se cada vez mais urgente pelos consumidores e de forma contínua o que pode ser viciante !!

E as marcas sabem disso e usam-no como principal meio de lucrar de forma rápida !!


Mas isto será uma Boa Tendência ?? Cada um terá a sua opinião claro , mas eu venho manifestar a minha como criadora de Marcas de Roupa e ao mesmo tempo como consumidora de Moda !!


Como CEO das Marcas que Vendo não sou totalmente a favor desta rápida maneira de Vender Moda.


Defendo que se formem colecções que não passam de Moda e que sejam constituídas maioritariamente por peças básicas e casuais para que se enquadrem em qualquer Estilo e em qualquer fase das Fast Fashion impostas por outras Marcas !!


Faço o meu trabalho de casa e estou também sempre em cima das tendências, das peças mais estacionais que desaparecem como chegam ...rápido!


Como consumidora posso afirmar que não sou grande adepta da necessidade de consumismo desmedido e não corro constantemente para as lojas para absorver totalmente a fast Fashion !!


Aliás, cada vez mais o meu estilo Casual com base em básicos se enquadra em todas as fases da Fast Fashion pois sou adepta de peças lisas e que nunca passam de Moda !!


Sigo as Tendências pois é a base do meu trabalho mas não sou consumidora furtiva das mesmas até porque a maior tendência é usar o que nos faz sentir confortáveis e acima de Tudo de bem com a nossa Vida !!


A tendência Fast Fashion também gera polêmicas pelo aumento excessivo de consumo e pelo fato de o mesmo gerar um estímulo ao trabalho precário em países onde as marcas produzem em grande escala a preços baixíssimos !!


Mas a polémica não fica só por aqui , também implica questões ambientais pelo facto de que o sector do vestuário é o 2º poluidor a seguir ao petróleo !!


Ao fim de tanta luta por um Planeta melhor as marcas acabam pondo o lucro e o sucesso um pouco acima da sustentabilidade ambiental e isso vai trazer consequências futuras para todos nós !!


Vamos pensar que se o Fast também se começar a enquadrar na nossa Vida iremos viver cada vez mais descartáveis e cada vez mais rápido não aproveitando os produtos e os momentos tempo suficiente para lhes saber dar Valor e o lugar que devem ocupar !!


Qual a vossa opinião sobre este tema ??

Enviem-me que eu gostaria de conhecer o vosso ponto de vista !!


Sandra Lico Heleno | Criadora de Conteúdos, Consultora de Imagem e Redes Sociais








2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo