Como Criar um Plano de Marketing para tua empresa

A Tua empresa já tem um plano de Marketing?

Se não têm está na hora de criar um, para definires o caminho da tua empresa e te ajudar a alcançar os resultados esperados.


Para Philip Kotler ( o pai do Marketing) : “a utilização do plano de marketing torna a empresa mais preparada para enfrentar crises, pois estas podem ser previstas com antecedência”.



Mas o que é um Plano de Marketing?


O Plano de Marketing é um planeamento das ações de Marketing da tua empresa.


Ele envolve estratégias relacionadas à marca e ao produto ou serviço que a marca oferece, ele delimita o posicionamento e as ações estratégicas do negócio trazendo os resultados esperados em vendas de produtos ou serviços..


As empresas precisam cada vez mais de ter diferenciais competitivos para se destacarem no mercado especialmente devido à enorme concorrência em todos os sectores.


Como fazer um plano de Marketing?


Em 1º lugar temos que estudar o mercado:


Ver o contexto de mercado em que a tua empresa está inserida, para depois direcionar os esforços de maneira assertiva.


Analisar o macroambiente (as variáveis externas do negócio), que não é controlável, é o 1º passo


Vamos analisar as informações já existentes, de um site de noticias ou mesmo em pesquisas sobre o mercado.


Nessas informações tens de procurar as seguintes variantes dentro do segmento em que a tua empresa actua:


Vês : O Crescimento de mercado; A Necessidade de mercado; As Tendências de mercado;

Os Fatores tecnológicos, comportamentais, sociais, políticos e socioculturais.


Depois deves estudar o microambiente (as variáveis internas), e que são controláveis.


Em 2º lugar vamos analisar o público-alvo:


Analisamos o perfil de hábitos de consumo do teu público alvo dentro do mercado que que queres actuar.


Depois da pesquisa, criar uma tabela com todos os dados que colectámos para termos resultados reais e alinhados à realidade do negócio.


Esta etapa, é a mais importante do processo de definição da tua estratégia, pois precisamos dos dados do publico alvo para fundar as nossas decisões e torna-las mais eficazes.



Em 3º lugar vais estabelecer o objectivos do Marketing


Ao estabelecer os objectivos a alcançar, vamos igualmente sugerir estratégias do que pode ser feito para atingi-los.


As Marcas podem adotar três tipos de estratégias:


As Estratégias defensivas, para evitar a perda dos clientes existentes (em que o foco está foco nas fragilidades da marca);


As Estratégias de desenvolvimento de uma maior variedade de produtos/serviços ( com foco nas oportunidades da marca);


As Estratégias de ataque, que vão desenvolver o negócio para conquistar novos clientes.


Depois dos Objectivos e das estratégias desenvolvidas passamos ao plano de acção.


Em 4º lugar vamos definir os planos de ação


Vamos passar à ação e criar estratégias para concretizar o Plano de Marketing.


Em 5º lugar acompanhamos e medimos os resultados


Como profissionais de marketing, precisamos de analisar os resultados de todas as estratégias implementadas para vermos se houve retorno nas ações que foram postas em prática.


Assim vemos quais as noas estratégias que se vão manter e as que têm de ser substituídas.

Aprender com as estratégias que não resultaram, perceber o porque de não terem resultado, e melhorar analisando o que pode ser feito.


Agora que já tens um plano de Marketing para a tua marca, que já o estás a por em ação, é só garantires que se execute, e que ganhes aperfeiçoamento da marca baseando-te na medição dos resultados para efectuares campanhas de Marketing assertivas e optimizadoras de tempo e orçamento.

Sandra Lico Heleno

Consultoria de Influência | criamos marcas, influenciamos sucesso




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