O universo da Gestão de Redes Sociais
Atualizado: 15 de set. de 2022
O universo da Gestão de Redes Sociais é enorme.
Não há só uma profissão de gestor de redes sociais, há muito mais que um tipo de gestor.
Geralmente quando se escolhe ser um Gestor de Redes Sociais começa-se pelo 1º patamar que é o analista ou criador de posts, mas se tiveres outras skills em Marketing digital podes logo iniciar por um estágio mais avançado.
Quais são e o que fazem os diferentes gestores de redes sociais:
1º temos o Analista ou Criador de posts para redes sociais:
usa o canva ou aplicativos com designs prontos
faz posts básicos e simples
faz edição de fotos e vídeos
faz as publicações dos post que criou nas páginas do cliente
faz calendários de conteúdo
analisa as métricas e vê o que está certo e cria as publicações de acordo com o que resulta para a marca
2º temos o gestor de redes sociais :
faz a gestão da equipa de criação de posts e de produção (quando não tem equipa faz ele de analista e criador também)
faz a gestão de redes sociais da marca, o que postar, como postar
conhece todas as redes sociais e sabe onde o público está
faz a gestão de métricas
faz uma estratégia de crescimento da marca e linha editorial
3º temos o estrategista de Redes sociais ou Growth:
faz tudo o que o gestor de redes sociais faz, mas faz mais pois tem mais competências
conhece, elabora e põe em prática formas de crescimento mais avançadas
cria estratégias de alto nível
faz o gerenciamento dos projetos de Branding da Marca
E tu que tipo de Gestão de Redes Sociais és ou queres ser?
Se precisares de ajuda para entrares nesta nova profissão, fala connosco nós podemos ajudar-te!
Sandra Lico Heleno | Criadora e Consultora Digital Growth